Estudando sobre o tema Inteligência Emocional (I)

Estudando sobre o tema Inteligência Emocional (I)

Estudo do livro de Juliana Zellauy "Inteligência Emocional da teoria à prática - Um guia para uma vida bem sucedida".

Compartilhe este conteúdo:

Refletindo :

* Mas o que é Inteligência Emocional? Salovey e Mayer (1990) descrevem a Inteligência Emocional como a capacidade de monitorar os próprios sentimentos e emoções, bem como bem como os de outras pessoas para guiar nossos pensamentos e ações.

* Considerando a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner, a Inteligência Emocional seria uma união das inteligências interpessoal (que é a capacidade de discernir e responder adequadamente às outras pessoas) e da intrapessoal (a capacidade de identificar os próprios sentimentos e usá-los para orientar o seu comportamento).

* Pessoas emocionalmente inteligentes pensam, sentem e agem sem deixar que as emoções controlem sua vida ou que se acentuem, fugindo do controle.

* Em outras palavras, elas conseguem evitar os extremos e manter a sua estabilidade. Elas são mais autoconfiantes, empáticas e gratas e tem uma capacidade maior de se automotivarem e seguir em frente, mesmo diante de frustrações.

* É importante compreender que a Inteligência Emocional envolve  5 habilidades essenciais: 1- Autoconhecimento; 2- Gestão emocional; 3- Automotivação; 4- Reconhecimento das emoções em outras pessoas, e 5- Relacionamento com outras pessoas.

* Emoção é uma palavra originada do latim "emovere", sendo que o "e" denota energia e o "movere", movimento. Assim, as emoções nos movimentam e produzem em nós reações, nos impedindo a mudar o que está nos prejudicando ou para itensificar ou repetir algo que nos faz  bem.

* A emoção é uma resposta química e neural que surge em nosso cérebro de forma imediata e automática a algum estímulo, o sentimento é a nossa percepção em relação aquele estímulo e envolve a nossa interpretação da realidade. Logo, o sentimento é originado de uma emoção, apesar de também poder provocar outras emoções.

Compartilhe este conteúdo: