Estudando sobre o tema Inteligência Emocional (II)

Estudo do livro de Juliana Zellauy "Inteligência Emocional da teoria à prática - Um guia para uma vida bem-sucedida"

Refletindo:

* Todas as emoções são fundamentais para o nosso bem-estar. Todas elas contêm mensagens importantes e precisamos aprender a ouví-las para usá-las a nosso favor. Assim, reprimi-las, além de ser impossível, nos seria extremamente prejudicial.

* As emoções, ao mesmo tempo em que são uma resposta imediata necessária às situações do dia a dia, nos permitem definirmos nossos parceiros, nossa profissão, nossos sonhos e tantas escolhas importantes cruciais para a nossa felicidade. Elas nos indicam se algo nos faz bem ou mal, se é agradável ou desagradável, se podemos relaxar ou devemos evitar determinada situação.

* Já a razão nos permite, inclusive, ponderar essas emoções, avaliando de forma minuciosa não apenas se elas fazem sentido, mas sobre a situação vivida como um  todo e o que devemos fazer em relação a ela. Elas nos ajudam, por exemplo, a identificar um pré-conceito (baseado na emocionalidade), a estudá-lo e alterá-lo conforme novos conhecimentos e conclusões são obtidos.

* Com a Inteligência Emocional, você não apenas consegue lidar melhor com suas emoções, mas, também, descobre o que elas apontam, podendo evitar que elas contaminem as suas atividades e os seus relacionamentos ao longo do dia.

* Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, mencionado por Goleman em seu livro "Inteligência Emocional", indicou que "o QI não explica bem os diferentes destinos seguidos por pessoas em igualdade de condições intelectuais, de escolaridade e oportunidade. (...), mas o que fez a  diferença foi a capacidade, adquirida na infância, de lidar com frustrações, controlar as emoções e de relacionar-se com outras pessoas" (Goleman, 2012, p.59).

* De acordo com a neurocientista Nazareth Castellanos, a interocepção é a "a informação que chega ao cérebro sobre o que acontece dentro do organismo. O que está acontecendo dentro dos órgãos.

* Já a propriocepção, ainda de acordo a  neurocientista, seria sua segunda prioridade e está relacionada com a informação que chega ao cérebro sobre como está meu corpo por fora, como a postura, os gestos e as expressões.

* E por que essas duas formas de percepção são consideradas sentidos? Sentidos são informações que o cérebro recebe e às quais deve responder . Assim, sejam percepções vindas do exterior, nosso sistema nervoso deve responder e se adequar às situações conforme as informações recebidas. E saber como está o organismo como um todo é fundamental para a nossa sobrevivência e bom funcionamento.